Pular para o conteúdo


tônio
caetano

escritor, especialista em literatura brasileira pela pucrs e servidor público municipal. é filho de virginia e armindo, pai da safira e dindo do guga, da sarah e do ique. cresceu correndo com os seis irmãos pelas lombas da vila vargas, periferia de porto alegre.
publicou terra nos cabelos (record, 2020), que recebeu o prêmio sesc de literatura na categoria contos, e sobre o fundo azul da infância (editora popular venas abiertas, 2020).

Tonico (José Rezende Filho, Editora Ática, Coleção Vaga-Lume)_1978-1991

TONICO
JOSÉ REZENDE FILHO

foi com tonico que me reconheci pela primeira vez na literatura. fui tonico em vários momentos da infância. convivi com outros tonicos também. entristece saber que ainda é uma história comum hoje. foi muito importante a releitura em 2020, quando estava escrevendo os contos de sobre o fundo azul da infância, meu segundo livro.

71ZtihhqHgL

O ENCONTRO MARCADO
FERNANDO SABINO

o encontro marcado foi o livro que, na adolescência, concretizou em mim a predileção por romances de formação. não há como o leitor não fazer o percurso com o personagem, não absorver os questionamentos dele sobre identidade e busca de sentido e não terminar a leitura um pouco diferente. é uma história que se renova a cada releitura.

71KRXA3RAhL

TERRA ESTRANHA
JAMES BALDWIN

no fim do ensino fundamental, em busca de histórias que conversassem com a minha homossexualidade, conheci james baldwin através de giovanni. mas foi terra estranha que me arrebatou. baldwin fez-me refletir sobre a violência do preconceito racial, sexualidade e gênero, temas pouco ou nada abordados nas leituras obrigatórias daquele período.

715-6VmO7kL

QUARTO DE DESPEJO
CAROLINA MARIA DE JESUS

é um livro sobre a fome. o relato de carolina maria de jesus, mulher negra, artista, intelectual e mãe, que luta sozinha para mudar a sua vida e a dos filhos através da realização do sonho de publicar um livro. a partir de quarto de despejo, carolina desnuda a estrutura racista e classista da sociedade brasileira. li em 2016, e a literatura mudou pra mim.

718UmTv7YtL

SHORT CUTS: CENAS DA VIDA
RAYMOND CARVER

carver conta histórias em que o ser humano se revela nos pequenos atos do cotidiano, naquilo que faz ou deixa de fazer. um livro que trabalha de forma única os personagens, a atmosfera e o não dito, tão necessários à literatura que vence o tempo. é um estágio de perfeição do conto que persigo quando escrevo.

51Q1BQhKsfL

DIANA CAÇADORA
MÁRCIA DENSER

em 2018, quando estava escrevendo os contos de terra nos cabelos, meu primeiro livro, encontrar diana caçadora foi um tesouro. diana marini, a personagem que permeia os contos do livro, é uma mulher real, forte, original, que vive a partir de suas regras. é um livro único, que traz “cachorrada”, humor, reflexão e verdade.