Comportamento

A biblioteca essencial de Maria Júlia Rêgo

Maria Júlia Rêgo é artista multidisciplinar e designer graduada pela UFPE, atuando no campo editorial, como capista e ilustradora. Em seu trabalho autoral (bem como no gosto pela literatura) está sempre atrás das sutilezas da memória afetiva e da auto-documentação. Esta biblioteca essencial é parte disso.

A biblioteca essencial de Flávia Péret

Os livros que habitam o corpo-biblioteca da escritora Flávia Péret compartilham uma ruptura – com a própria literatura e com a linguagem. Mulheres que escrevem e que ao escrever mudam a ordem das coisas, inventam outros modos de escrever, inventam outros mundos com as palavras, criam e inventam outras histórias e outras sensibilidades.

A biblioteca essencial de Natércia Pontes

Natércia Pontes nasceu em 1980, é cearense e mora em São Paulo. Autora de Copacabana dreams (Cosac Naify, 2012), finalista do Prêmio Jabuti, e Os tais caquinhos (Companhia das Letras, 2021). Em sua biblioteca essencial, estão livros que representam vários tempos de sua vida, da infância à maturidade.

Resgate histórico de um casamento que acabou

A história que Vanessa Barbara conta em Operação impensável não é tão dramática e nem tem uma revelação tão impactante no final, porém também tem a ver com detalhes pequenos que intrigam e relacionamentos que duram por muito tempo de calmaria, mas que também teve lá suas madrugadas insones.

O gato espreita

Para todos os efeitos, eu não enlouqueci. Mas, mesmo quando ele não está ali, sinto que espreita meus ombros, encurrala minha espontaneidade, joga na minha cara os meus defeitos.

Notas sobre Desabilidade

Filósofo tenta compreender nossa incapacidade de lidar com cenários que estão, simultaneamente, abertos à pluralidade e à mercê dos interesses individuais.