biblioteca
essencial

rafael
gurgel

escritor

nasceu em salvador (ba), no ano de 1995, quando o sol cruzava o décimo-segundo grau da constelação de escorpião. é bacharel em artes e letras vernáculas e mestrando em literatura e cultura pela ufba.

dark room (escaleras, 2021) é seu primeiro romance.

chelsea-girls-7

Chelsea Girls,
Eileen Myles

Eu estava escrevendo Dark Room há pouco mais de ano quando um amigo disse “lê esse livro, vai mudar tudo”. E mudou mesmo! Foi um portal, uma passagem para o entendimento do que eu queria fazer da minha escrita.

contos-completos-8

Contos Completos,
Caio Fernando Abreu

Destaco Morangos Mofados e Os Dragões Não Conhecem o Paraíso, mas li tudo de uma vez, em ordem cronológica: imersão total! Me identifiquei muito com os gracejos pop de Caio.

uma-professora-muito-maluquinha

Uma Professora Muito Maluquinha,
Ziraldo

Eu reli obsessivamente durante toda minha infância! Até hoje me emociona. Logo quando me alfabetizei, Ziraldo era meu escritor favorito. Por causa dos seus livros, do encantamento que me provocaram, desde cedo eu quis ser escritor.

810Vj9zyi-L

A Hora da Estrela,
Clarice Lispector

Sou fascinado pelos espelhamentos entre Rodrigo SM, Clarice e Macabéa. Na adolescência, fui um clariceano obcecado e este foi o primeiro de todos.

917GOEXeK0L

A Ridícula Ideia de Nunca Mais Te Ver,
Rosa Montero

Rosa pega na nossa mão e diz que, no luto, encontramos uma força titânica que, até então, desconhecíamos. Me emociona muito.

a-preparacao-do-romance1-2ab98812cfdf3255c714713719373496-640-0

A Preparação do Romance – Vol. 1,
Roland Barthes

O que Barthes faz com a linguagem é feitiçaria! O conceito de Notatio (ou Anotação), que ele abre neste livro, ecoa em (quase) tudo que faço.