Pular para o conteúdo

pedro
pastoriz

músico, NASCIDO NO RIO GRANDE DO SUL.
SEU ÁLBUM MAIS RECENTE, PINGUE-PONGUE COM O ABISMO (SELO RISCO, 2020), TRANSFORMA EM MÚSICA UM CENÁRIO CONTEMPORÂNEO ONDE AS NARRATIVAS ESCAPAM COM FACILIDADE. disponível para ouvir aqui

DE REPENTE ACIDENTES
CARL SOLOMON

carl solomon é uma figura folclórica beat. dizem que queimou dinheiro na 5ª avenida, atirou purê em palestrantes dadaístas e pediu pra ser lobotomizado voluntariamente. era amigo do ginsberg, e o poema howl foi dedicado a ele. o livro tem bons momentos e uma escala variada de humores.

MAYOR OF MACDOUGAL STREET
DAVE VAN RONK

dave van ronk era o ‘prefeito’ da rua macdougal, no greenwich village em ny, entre 1956 e 1972. neste livro, conta histórias sobre muita gente que participou dessa cena, incluindo um dylan ainda juvenil que dormia no seu sofá. tem um filme dos irmãos cohen inspirado nesse livro, que é legal mas passou longe.

A ESPUMA DOS DIAS
BORIS VIAN

boris vian é um músico francês que adoro, e fui surpreendido pela existência desse livro, lançado no brasil pela cosac naify. logo depois de ler, fui duplamente surpreendido pela existência de um ótimo filme do michel gondry baseado no livro. nonsense, engraçado e surrealista.

SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO
ITALO CALVINO

quando conheci esse texto, fiquei apaixonado pela forma com que o italo calvino constrói a narrativa, cheia de solavancos entre ficção e realidade, numa meta história de alguém que compra um livro do italo calvino que vem com defeito, e as coisas se desdobram a partir daí. fantástico.

NÓS – GRUPO GALPÃO
EDUARDO MOREIRA E MÁRCIO ABREU

assisti à peça do grupo galpão e fiquei interessado no efeito de repetição que acontece ao desenrolar da história, uns replays de texto e situações. as repetições tornam as mesmas falas, em situações cômicas, agoniantes. o livro, com o texto do eduardo moreira e márcio abreu, é um mapa muito interessante da peça.

O PALÁCIO DA MEMÓRIA
NATI DIMEO

são histórias reais fantásticas, paralelas a acontecimentos históricos que são familiares. elas foram reunidas em um podcast bem interessante, chamado the memory palace, apresentado pelo nate dimeo.