biblioteca
essencial

marcela
dantés

escritora

nasceu em Belo Horizonte, em 1986. Seu livro de estreia, a coletânea de contos Sobre pessoas normais (Patuá, 2016), foi semifinalista do Prêmio Oceanos. Em 2016, foi a autora residente do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, a convite do escritor José Eduardo Agualusa.

Nem sinal de asas (Patuá, 2020) é seu primeiro romance.

grande_sertao_veredas_1a_ed_joao_guimaraes_rosa_compainha_das_letras_9064_1_4e875e909e33b7e29219f6136e6b4228

Grande sertão: veredas,
Guimarães Rosa

Grande Sertão é a minha grande obsessão. Descobrir esse livro, lá na adolescência, foi uma transformação, uma epifania, uma revolução em mim. Volto a ele de tempos em tempos e a cada vez me sinto mais encantada e comovida.

910xgrOw1fL

Antes do baile verde,
Lygia Fagundes Telles

Foi com a Lygia Fagundes Telles que descobri a potência de um conto, o alcance das narrativas curtas. Li essa obra na escola, com uns doze anos, acho, e me lembro de ter ficado fascinada e meio obcecada: depois disso fui atrás de tudo o que pudesse encontrar da autora e até hoje não me arrependi.
7341-768x1143

Uma vida pequena,
Hanya Yanagihara

Esse livro me atravessou como nunca nenhum outro. É aquela leitura que eu recomendo para absolutamente todo mundo – é bonito, sensível, um pouco (completamente) triste, corajoso e muito comovente. Tem que ler!
81VWEcEwmcL

Precisamos falar sobre o Kevin,
Lionel Shriver

Me lembro de comprar esse livro pela capa, numa dessas incursões meio afoitas e sem rumo por uma livraria. O que me lembro em seguida é de fechá-lo, um ou dois dias depois, sem ar e muito impressionada. E, logo depois, começar a leitura outra vez.
81EwdWYPgSL

Só Garotos,
Patti Smith

Uma artista admirável, seu percurso pelo mundo da arte e um dos relacionamentos mais importantes da sua vida, com o também incrível Robert Mapplethorpe. Just Kids é um sopro de alegria para todo mundo que já trilhou ou sonha em trilhar esse caminho que é, por vezes, tão ingrato.

719qXyeWc+L

Deus ajude essa criança,
Toni Morrison

Uma descoberta relativamente recente: li esse livro enquanto trabalhava no meu romance e a forma crua e tão bonita com que Morrison trata temas tão doídos e urgentes me inspirou e emocionou.

Foto da artista: Rafael motta