Pular para o conteúdo


marcela
dantés

escritora, nasceu em belo horizonte, em 1986. seu livro de estreia, a coletânea de contos sobre pessoas normais(patuá, 2016), foi semifinalista do prêmio oceanos. em 2016, foi a autora residente do folio – festival literário internacional de óbidos, em portugal, a convite do escritor josé eduardo agualusa.

nem sinal de asas (patuá, 2020), seu primeiro romance, foi finalista do prêmio jabuti.

grande_sertao_veredas_1a_ed_joao_guimaraes_rosa_compainha_das_letras_9064_1_4e875e909e33b7e29219f6136e6b4228

GRANDE SERTÃO: VEREDAS
GUIMARÃES ROSA

grande sertão é a minha grande obsessão. descobrir esse livro, lá na adolescência, foi uma transformação, uma epifania, uma revolução em mim. volto a ele de tempos em tempos e a cada vez me sinto mais encantada e comovida.

910xgrOw1fL

ANTES DO BAILE VERDE
LYGIA FAGUNDES TELLES

foi com a lygia fagundes telles que descobri a potência de um conto, o alcance das narrativas curtas. li essa obra na escola, com uns doze anos, acho, e me lembro de ter ficado fascinada e meio obcecada: depois disso fui atrás de tudo o que pudesse encontrar da autora e até hoje não me arrependi.

7341-768x1143

UMA VIDA PEQUENA
HANYA YANAGIHARA

esse livro me atravessou como nunca nenhum outro. é aquela leitura que eu recomendo para absolutamente todo mundo – é bonito, sensível, um pouco (completamente) triste, corajoso e muito comovente. tem que ler!

81VWEcEwmcL

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN
LIONEL SHRIVER

me lembro de comprar esse livro pela capa, numa dessas incursões meio afoitas e sem rumo por uma livraria. o que me lembro em seguida é de fechá-lo, um ou dois dias depois, sem ar e muito impressionada. e, logo depois, começar a leitura outra vez.

81EwdWYPgSL

SÓ GAROTOS
PATTI SMITH

uma artista admirável, seu percurso pelo mundo da arte e um dos relacionamentos mais importantes da sua vida, com o também incrível robert mapplethorpe. just kids é um sopro de alegria para todo mundo que já trilhou ou sonha em trilhar esse caminho que é, por vezes, tão ingrato.

719qXyeWc+L

DEUS AJUDE ESSA CRIANÇA
TONI MORRISON

uma descoberta relativamente recente: li esse livro enquanto trabalhava no meu romance e a forma crua e tão bonita com que morrison trata temas tão doídos e urgentes me inspirou e emocionou.