
julia
bac
nasceu em São Paulo. É formada em História (PUC/SP, 2004), em Artes Visuais (Centro Universitário Belas Artes/SP, 2009), e mestre em Arte e Patrimônio (Maastricht University, Holanda, 2011). Na área literária, se formou no núcleo de ficção do Curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP/2018) e no CLIPE/Poesia da Casa das Rosas (SP/2017).
Publicou o livro duas mortes pela editora 7letras (2021).

Feliz ano velho
Marcelo Rubens Paiva
Li sobre Feliz Ano Velho no jornal e pedi para a minha mãe ir comigo comprar. Foi o primeiro livro que lembro ter escolhido, que não chegou através da escola ou da família. Acho que foi a primeira autobiografia que li, talvez isso explique a minha adoração pelo gênero.

Light Boxes
Shane Jones
Peguei esse livro ingenuamente em uma livraria quando estava fazendo o mestrado e não aguentava mais ler sobre conservação de obras de arte contemporânea. É uma ficção sobre o inverno contada de forma híbrida e que explora as possibilidades do texto graficamente. É lindo!

Spring and All
William Carlos Williams
Esse livro não segue a ordem de capítulos, mistura números árabes e romanos, às vezes até aparecendo de ponta cabeça. Traz o instante do momento nele mesmo, como no famoso poema do carrinho de mão, mas esse instante não se separa do contexto da déc. de 20 nos Estados Unidos.

Diário de luto
Roland Barthes
Barthes escreveu nessas fichas depois da morte da sua mãe e o livro foi organizado postumamente. Encontrei por acaso na biblioteca quando estava escrevendo sobre a morte da minha mãe, me ajudou muito a entender algumas questões que eu estava atravessando.

Poems
Sylvia Plath
Um dos meus livros de cabeceira. Acho que ela é muito precisa e consegue construir imagens muito fortes. Li os diários dela junto com os poemas e dá para ver o quanto ela é exigente com a escrita, dá para ver de onde partiram alguns poemas, foi uma experiência muito bonita.

A morte do pai
Karl Ove Knausgård
Sem dúvida é o melhor de toda a série Minha Luta. Parece ser uma escrita simples e fácil, mas quando se olha com mais atenção é possível perceber a estrutura complexa que ele criou. Fiquei fascinada pelo autor, li os livros que ele cita e também outros livros dele.
