E aí alguma novidade? Agora que os boletins do clima de Los Angeles feitos pelo David Lynch acabaram, as pessoas pararam de usar máscaras e até mesmo o presidente não é o mesmo. Qual é a novidade? Eu olho pela janela, eu ouço um pássaro, eu saio pela porta da frente. E no entanto, no entanto tiro da minha mochila “Garotas em tempos suspensos” de Tamara e já não sei em que tempo estamos. Desço oitenta e seis degraus, dou quarenta e cinco passos, chego no ponto de ônibus, onde uma menina encosta a cabeça no ombro da avó e diz: “você sou eu e eu sou você”.
[-]
Em “Garotas em tempos suspensos”, Tamara Kamenszain faz poesia por meio de uma curiosa mistura: ensaio, narração e autobiografia. Seus poemas não estão em um tempo definido, porque estão em todos os tempos. É a partir deste território promíscuo que Tamara vai juntando histórias de uma linhagem de mulheres: as poetisas de diferentes gerações, as avós da plaza de mayo, as garotas dos lenços verdes.
[-]
A pandemia faz parte do livro, porque Tamara escreve em qualquer tempo. E no entanto, no entanto, existem, ao menos, dois tipos de contágio, o contágio do vírus e o contágio das ideias. Há pessoas que se levam a sério demais: elas escrevem para convencer, elas têm verdades inabaláveis, elas não querem saber das novidades. Quem nada contrai passa a vida tentando evitar o medo e é esse tipo de pessoa que Tamara admira: pessoas que se deixam modificar pelo tempo em que estão vivas, um tempo que não é o das datas.
[-]
Esse livro é sobre a potência das garotas, las chicas não são contaminadas e vivem com coragem. As escritoras são chicas, a avó e a neta são chicas. Independente do tempo em que vivem, todas las chicas provocam as relações de poder. E no entanto, no entanto, esse livro é também uma reflexão sobre a poesia e o romance. Escrever poemas é um pouco como parar às duas horas de uma tarde de segunda-feira e explorar o que acontece aqui e agora, sem pretensões de encontrar um happy ending.
[-]
E aí alguma novidade? Hoje é dia três de março de 2023, é uma sexta-feira. Aqui em São Paulo está um dia com muitas nuvens, mas o sol insiste em aparecer. Faz quase dois anos que Tamara não sabe dos boletins de clima de Buenos Aires. No entanto, no entanto, como todas las chicas, Tamara está em um tempo suspenso. Ela nos provoca com esses golpes que cortam a prosa em pedacinho.