FABIANE
guimarães
ㅤ ㅤㅤ
escritora, nasceu em Planaltina de Goiás e vive em brasília. cursou jornalismo na unb e trabalha com comunicação e direitos humanos para o Fundo de População da ONU. escreveu sua primeira história aos sete anos, em um pedaço de papelão, e aos dezoito publicou seu primeiro conto. apague a luz se for chorar (alfaguara, 2021) é seu primeiro romance.

VIVA O POVO BRASILEIRO
JOÃO UBALDO RIBEIRO
sempre indico este livro porque, para mim, ele é a síntese exata do que é pertencer a este lugar. joão ubaldo escreveu um país.

FUGITIVA
ALICE MUNRO
os contos de alice munro, não só os deste livro mas todos eles, me ensinaram que nem toda história precisa ser grandiosa ou de final arrebatador para ser perfeita.

OS VESTÍGIOS DO DIA
KAZUO ISHIGURO
este livro despedaça a gente por dentro. é uma narrativa poderosa sobre servidão, autonomia e a tragédia que é perder a si mesmo.

SINFONIA EM BRANCO
ADRIANA LISBOA
adriana lisboa é minha autora brasileira contemporânea favorita, uma inspiração óbvia pela qualidade da sua prosa poética. neste livro, ela conta a história de duas irmãs cujas vidas se entrelaçam na lembrança do amor e do horror.

OLIVE KITTERIDGE
ELIZABETH STROUT
a história de olive kitteridge, uma amarga professora de meia idade no maine, contada a partir de diversos personagens que em algum momento se cruzaram com a protagonista. é um retrato inovador sobre as tristezas, as doçuras e ironias de uma vida. desde que eu o li, é também um dos meus livros favoritos.

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL
J.K. ROWLING
com frequência nos esquecemos dos livros que nos fizeram ler. como muitos de minha geração, a obra de j.k rowling cresceu em mim e junto comigo.
