biblioteca
essencial

fabiane
guimarães

escritora

nasceu em Planaltina de Goiás e vive em brasília. cursou jornalismo na unb e trabalha com comunicação e direitos humanos para o Fundo de População da ONU. escreveu sua primeira história aos sete anos, em um pedaço de papelão, e aos dezoito publicou seu primeiro conto. 

“apague a luz se for chorar” (alfaguara, 2021) é seu primeiro romance.

Capa Viva o povo Brasileiro.ai

Viva o povo brasileiro,
João Ubaldo Ribeiro

Sempre indico este livro porque, para mim, ele é a síntese exata do que é pertencer a este lugar. João Ubaldo escreveu um país. 

91mNwiyT+hL

Fugitiva,
Alice Munro

Os contos de Alice Munro, não só os deste livro mas todos eles, me ensinaram que nem toda história precisa ser grandiosa ou de final arrebatador para ser perfeita. 

812dWqLkCdL

Os vestígios do dia,
Kazuo Ishiguro

Este livro despedaça a gente por dentro. É uma narrativa poderosa sobre servidão, autonomia e a tragédia que é perder a si mesmo.

91b-BjHDEzL

Sinfonia em branco,
Adriana Lisboa

Adriana Lisboa é minha autora brasileira contemporânea favorita, uma inspiração óbvia pela qualidade da sua prosa poética. Neste livro, ela conta a história de duas irmãs cujas vidas se entrelaçam na lembrança do amor e do horror. 

817Qgi8ovHL

Olive Kitteridge,
Elizabeth Strout

A história de Olive Kitteridge, uma amarga professora de meia idade no Maine, contada a partir de diversos personagens que em algum momento se cruzaram com a protagonista. É um retrato inovador sobre as tristezas, as doçuras e ironias de uma vida. Desde que eu o li, é também um dos meus livros favoritos.

91IqN7P0JyL

Harry Potter e a Pedra Filosofal,
J.K. ROWLING

Com frequência nos esquecemos dos livros que nos fizeram ler. Como muitos de minha geração, a obra de J.K Rowling cresceu em mim e junto comigo.