ANA

CAROLINA

ㅤ ㅤ ASSIS

é poeta e educadora. é de são gonçalo, mora no rio. publicou “a primavera das pragas” (7Letras, 2019) e “carinhoso (7Letras, 2021). integrou também a antologia “as 29 poetas hoje” (Companhia das Letras, 2021), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda.

51uC+MwBmIL

Reino dos bichos e dos animais é o meu nome
Stella do Patrocínio

acho que esse foi o livro pro qual mais fiz perguntas na vida. o falatório de stella do patrocínio dá a ver uma voz, um corpo, um regime de visibilidade que recolocam a cada leitura um monte de inquietações.

91DnKjdovfL

O cão sem plumas
João Cabral de melo neto

é o poema pra onde eu volto pra ver imagens se abrindo, alguém inventando uma paisagem que existe e insistindo nela. chorei todas as vezes que li. e foram muitas.

716HwTDceaL

amada
toni morrison

acho que esse é o melhor romance que eu já li na vida, alguma chave virou dentro de mim. acho que a escrita dela, não só nesse livro, dá a ver o corpo, do texto e das personagens, mas sem perder o mistério e a pira formal. lindo demais.

81SQPrWU7SL

Cem anos de solidão
Gabriel García Marquez

li muito jovenzinha e foi uma experiência de encantamento, de ver na literatura essa articulação entre invenção e política, práticas da vida mesmo. reli várias vezes, amo esse livro.

1654089962

Um jogo bastante perigoso
Adília Lopes

eu amo muito a Adília, acho que ela me ensinou um jeito de escrever que é leve, que brinca sem perder o comprometimento. e esse livro, por ser o primeiro dela, foi bem importante pra pensar algo como aaah, dá pra fazer poesia assim, né?

81SBuUtCAyL

Monodrama
Carlito Azevedo

li na graduação e foi um choque em relação às coisas ditas clássicas que eu tinha lido até então. acho que me encantou esse vínculo que o Carlito tem com a tradição, mas que não cai numa necessidade de seguir à risca. acho que o monodrama me ensinou outro tipo de ternura também.