Pular para o conteúdo

Formatos

a tensão superficial das bordas

Cinco ou seis dias apresenta dois amigos reconhecendo o mundo após conquistarem o diploma de uma faculdade. Depois de discutirem tantas questões dentro dos muros da universidade, chega o momento em que finalmente poderão praticar o que os volumes e manuais ensinaram, o que as discussões acaloradas instigaram.

A resistência ainda

Por meio da luta por moradia, de um relacionamento amoroso e de uma doença terminal, Julián Fuks cria uma obra sobre ocupação, resistência e o poder da arte.

a história do princípio, do meio e do fim

A História dos Meus Dentes é a história dos dentes de Gustavo Sánchez Sánchez. Mas também é a história de suas viagens, das técnicas de leilão que aprende ou cria, dos objetos que coleciona, da esposa Magra que engorda muito depois do casamento, do filho abandonado que compra Sánchez Sánchez, de biscoitos chineses da sorte, de um leilão dedicado a idosos de um asilo, da Chapeuzinho Vermelho (de trás para frente), de seguranças de galeria de arte, de assaltos a galerias de arte, de escritores latino-americanos em geral, do ghostwriter que é contratado para escrever a história dos dentes de Sánchez Sánchez, de Valeria Luiselli sendo contratada para escrever uma história para um museu de arte administrado por uma fábrica de sucos, de uma fábrica de sucos, de uma linha do tempo, de círculos, de elipses, de parábolas, de hipérboles e de alegorias.

Resgate histórico de um casamento que acabou

A história que Vanessa Barbara conta em Operação impensável não é tão dramática e nem tem uma revelação tão impactante no final, porém também tem a ver com detalhes pequenos que intrigam e relacionamentos que duram por muito tempo de calmaria, mas que também teve lá suas madrugadas insones.

todas as alternativas

A seguir você encontrará perguntas ou problemas baseados no conteúdo de “Múltipla Escolha”, de Alejando Zambra. Cada exercício possui cinco alternativas. Assinale a que lhe parecer mais apropriada.

feliz idade

silva acaba de perder a esposa e foi enviado pela filha para um asilo, para ser cuidado por enfermeiros e conviver com outras pessoas da sua idade. o velho, porém, se mantém insatisfeito com essa situação. não é possível haver felicidade no abandono e na viuvez. quando você já viu tudo da vida e nada mais te impressiona, o que resta?

diário da travessia

Alguma gente, de tanto afirmar que este é um dos maiores romances da literatura brasileira (ou até o maior), me deu a parecença de que o falar desse livro seria um empecilho para essa travessia. Chamam de difícil, complexo, complicado, estranho. Só me encorajei por causa de um curso de extensão. É ele o motivo da leitura e destes registro e entradas.

Notas sobre Dororidade

Em seu livro Dororidade, Vilma Piedade explica como a sororidade entre mulheres negras acontece de forma diferente, não apenas no reconhecimento do gênero, mas no reconhecimento das violências que as atravessam.

Notas sobre Desabilidade

Filósofo tenta compreender nossa incapacidade de lidar com cenários que estão, simultaneamente, abertos à pluralidade e à mercê dos interesses individuais.