Pular para o conteúdo

ANDRÉ
santa rosa

é poeta, jornalista cultural e crítico, nascido em 1999, em Maceió/AL. Como escritor, publicou a plaquete de poemas “visão noturna para astronautas” (&legal edições, 2021) e o livro “retratos de ruínas & outros fantasmas comuns” (urutau, 2021). Atualmente reside em São Paulo e colabora com o jornal literário Suplemento Pernambuco.

81Iv3754FBS

O amor dos homens avulsos
Victor Heringer

Acredito que o projeto de romance de Victor, que começou em Glória, ganha mais cor, luz e definição em O amor dos homens avulsos. É impressionante o lugar quente que a memória e o espaço assumem neste livro. Victor Heringer tinha a capacidade de arejar a linguagem como ninguém.

51vXlAHq8zL

The coral sea
Patti Smith

Antes do sucesso de Só Garotos, Patti Smith já tinha canalizado o luto da perda de Robert Mapplethorpe na sua música e no livro de poemas The coral sea. Acredito que ela é uma autora que tem o poder de vencer a morte de alguma maneira, mesmo que apenas naquelas poucas páginas do livro.

91X+uE0lewL

A educação pela pedra
João Cabral de Melo Neto

Eu sou fascinado pela precisão de JCMN, apesar de não necessariamente levar isso como linguagem para minha poesia. Em A educação pela pedra, ele tem uma capacidade de estruturação absurda, não existe absolutamente nada fora de lugar. Talvez eu admire isso, justamente por ter um processo mais caótico.

71bWGcFrLCL

A teus pés
Ana Cristina Cesar

A teus pés tem um jogo incrível entre intimidade, banalidade e pessoalidade. Acho que não dá pra pensar a poesia contemporânea sem ela. Sem essa crise da singularidade do autor e da autoria na poesia.

61KM7IFKBUL

Câmera lenta
Marília Garcia

Câmera Lenta envolve uma experimentação com a poesia, que abre espaço para que muita coisa seja feita. É uma linguagem tão acidental, mas que captura tanta beleza nesse deslocamento. Acredito que esse livro aponta muito para o futuro.