Pular para o conteúdo

antônio
xerxenesky

nasceu em 1984, em porto alegre, e radicou-se em são paulo. doutor em teoria literária pela usp e tradutor, é autor de f, as perguntas e uma tristeza infinita, todos pela companhia das letras.

eclesiastes
qohelet

de todos os livros bíblicos, é a esse que mais retorno, sempre intrigado. como canonizaram o maior compilado de dúvidas existenciais da história da literatura? a bíblia não deveria nos confortar?

o homem sem qualidades
robert musil

meu modernista favorito; musil é cerebral até o ponto de ruptura, até a hora em que a razão cede e se desmonta perante tantas contradições.

o livro de travesseiro
sei shonagon

uma dama da corte japonesa privada de escrever poemas no formato oficial precisou inventar a beleza e descobrir uma nova literatura, muito mais livre.

2666
roberto bolaño

dediquei tantos anos de minha vida acadêmica destrinchando os meandros desse monstro disforme, excessivo, absurdo. é o maior registro que temos do desespero da literatura contemporânea, do apocalipse que se avizinha. e não se esgota.

noite e dia desconhecidos
bae su-ah

fui tomado de surpresa pela obra dessa coreana, que pareceu me iluminar caminhos a seguir, rotas não trilhadas, um convite ao sonho que deriva da fragmentação do nosso capitalismo tardio.

o quarto de giovanni
james baldwin

outra surpresa recente: que grande mestre de estilo é baldwin. fala-se muito das ideias dele, do ativismo, mas costuma se esquecer a exuberância de seu estilo, que defino como uma permanente tensão calma.